sábado, outubro 14, 2006

Como ousais pensar por vós próprios?!

Parece que a f. lá se meteu em mais uma guerra com "liberais" do burgo. Agora diz que Jesus decidiu morrer; jogou-se, qual Tarzan, à cruz. Um homem ainda capaz, no fulgor da idade, que não estava acamado, nem ligado a este mundo por uns fios. Teria assim fundado, em linguagem neo-con, a indústria da morte a pedido. E logo quem! É muito desaforo da f.

São dois mil anos de exegeses sobre a vida do homem para agora vir uma jornalista do século XXI fazer estas indagações. Para mais, a atitude de Cristo nada teve de admirável ou heróica. Se a f. vê a RTP todas as santas páscoas (ou o Padre Borga na "Praça da Alegria"), devia ter conhecimento de que JC, para além de saber que ia morrer, também sabia que ia ressuscitar, era só dar três dias à burocracia celestial (vivesse hoje e não teria que esperar tanto!) e já cá estava de novo prontinho para novas andanças terrestres.

Admirável e heróica é a atitude daqueles a quem nada foi revelado e que, crente ou não crente na vida depois da morte, deseja pôr termo a uma existência miserável. Em comparação com esses JC é um cobarde. Mas quem sou eu, ou a f., para pensar sobre estes assuntos?