quinta-feira, março 09, 2006

A superioridade europeia

Luís Portela, presidente da BIAL (grupo farmacêutico português) foi o convidado de hoje do programa da 2: «Europa: os próximos 20 anos».

O programa é patrocinado pelo Parlamento Europeu e, dada a distância que separa aquela instituição deste cantinho, suponho que nenhum parlamentar europeu (excepção feita ao deputado Luís Queiró) o veja.

O ilustre convidado Luís Portela decidiu dissertar, com bata branca e laboratório em fundo (a «credibilidade científica» senhores!!!) sobre a superioridade cultural europeia e de como esta deve recuperar o lugar que, durante o século XX, perdeu para os EUA.

Como deve recuperar a hegemonia? Tcharam!!! Com valores, claro está! E, no dia internacional das mulheres, propõe: as «donas de casa» devem ser remuneradas para poder, no calor da home sweet home, incutir devidamente os valores que escasseiam nos jovens europeus.

Propaganda ao PNR, ao Partido da Nova Democracia? Não. Era um programa patrocinado pelo Parlamento Europeu, emitido na televisão pública portuguesa. Viva a absoluta superioridade cultural da Europa!