quarta-feira, maio 02, 2007

Preconceitos

Parece que afinal a tradução que João Pedro Henriques fez neste artigo a partir do parágrafo do Relatório da Comissão de Projectos para as Comemorações do Centenário da República - proceder à revisão do Código Civil em matéria de relações familiares - não está de acordo com as intenções do principal visado na notícia. Não sou só eu quem o afirma, é mesmo Vital Moreira.

A minha crítica ia tanto para a linguagem utilizada no referido artigo (engajada com a verborreia e retórica conservadoras) como para o próprio conteúdo, contruído à base de suposições. Afinal os meus preconceitos não me iludiram completamente em relação ao teor da notícia.

Mas saiu outro artigo da lavra de JPH e desta vez foi falar com outro dos envolvidos na referida Comissão e que por sinal é grão-mestre do Grande Oriente Lusitano. Título «Maçonaria apoia casamento entre homossexuais».

O historiador António Reis, é esse o maçon em causa, falou em nome próprio ou em nome do GOL? Está na comissão por ser historiador ou por ser do GOL? Sendo líder de um grupo de maçons ele fala por todos os outros grupos?

Enfim, notícias para vender papel que só podem dar azo a comentários parvos e que desacreditam a luta pelo tal casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os meus preconceitos não me tiram da cabeça de que foi essa a intenção inicial.