segunda-feira, janeiro 22, 2007

Grandes bestas portuguesas

Um jovem madeirense de 18 anos liga para o programa «Grandes Portugueses - Debate» da RTP e afirma ter votado em António Oliveira Salazar. Diz que gosta muito de história. Diz ainda que no tempo de Salazar o país estava economicamente melhor que agora.

«Quando foi ministro das finanças ou como Presidente do Conselho», pergunta a apresentadora: quando foi ministro das finanças. Silêncio na sala, para não atrapalhar a cabecinha do rapaz. «Então e o que acha do facto de Salazar não ter permitido haver eleições, da miséria do país, da guerra colonial e da consequente morte de muitos jovens como você?», pergunta Maria Elisa ao tenro madeirense: Pois, não acho bem, mas a droga, a droga não havia nesse tempo e há muitas coisas que estavam melhor na altura.

Ouve-se, claro, e vomita-se a seguir. Parece que no atlântico jardim as novidades revisionistas implantam-se com alguma facilidade. Porque será? A história recente do país já vem assim descrita nos manuais do Secundário? Ou é do ar que se respira naquelas bandas?