segunda-feira, janeiro 15, 2007

Pérolas da "Enciclopédia Católica Popular"

homossexualidade
Atracção erótica por indivíduos do próprio sexo. Pode ser episódica (sobretudo na puberdade e na adolescência, em con­tex­tos de educação unissexual), preponderante (coin­cidindo com hete­ros­sexualidade) ou per­manente. Hoje, considera-se como desvio funcio­nal ainda não totalmente explicado. A Igreja acolhe com delica­deza e pru­dência as pessoas homos­sexuais (homens ou mulheres), pro­curando ajudá-las a vencer as suas ten­dências desviantes, pela prática da cas­ti­da­de e por tratamentos adequados. Mas, por motivos prudenciais, não acei­ta candidatos homossexuais ao sacramento da Ordem. Quanto aos actos homossexuais (sodomia, lesbianismo), que radicam no vício capital da *lu­xú­ria, a Bíblia e a tra­dição cristã conside­ram-nos intrinsecamente depravados e desordenados, especialmente quando in­cidem sobre crian­ças (*pederastia e *pedofilia). (Cf. Cat. 2357-2359).

sodomia
(Nome derivado de Sodoma). Delito aberrante contra a natureza, comi-­nado com penas muito duras no antigo CDC (2357-2358) e que, embora não figurando no novo CDC, continua a ser pecado muito grave contra a virtude da castidade, quer nas relações homosse­xuais quer nas heterossexuais.

Andei à procura da definição de homofobia, mas não encontrei. O edit e bold são meus. Retirado da "Enciclopédia Católica Popular" de Manuel Franco Falcão, sem a autorização das Paulinas.