segunda-feira, fevereiro 05, 2007

José Pacheco Pereira e a poligamia

Que credibilidade tem José Pacheco Pereira (JPP) para refutar estes argumentos de Sarsfield Cabral? Que me lembre foi precisamente JPP que o usou o tema para refutar o casamento entre pessoas do mesmo sexo (PMS) há um ano e a propósito do caso Teresa e Lena.

As semelhanças retóricas entre o que veio defender o colunista do DN e JPP, há um ano, são muitas, principalmente porque mentirosas e desonestas. Com uma diferença. Sarsfiled Cabral é conservador e católico e JPP um suposto libertário, que defende, quando lhe interessa claro, que ao Estado não cabe ter uma posição moral sobre a intimidade das pessoas. Foi ver, desde então, a cruzada anti-moralizante do Estado de JPP contra a instituição casamento, em todas as suas formas: hetero, homo, poligâmica, etc!

Não estou a ver coerência em JPP, coerência essa que tanto estima, por exemplo, no conservadorismo cavernícola da ICAR e de Joseph Ratzinger. Amanhã a poligamia talvez seja porreira para descredibilizar a discussão de um tema em que JPP não tenha interesse e em que esteja em causa apenas o seu umbigo e os seus preconceitos.