domingo, fevereiro 04, 2007

Os mortos falam?














Cena do filme «Salò, ou os 120 dias de Sodoma» de Pier Paolo Pasolini (1975)

Quando não há argumentos, todo o género de manipulações serve. E o Não não tem feito outra coisa nesta campanha. Nem um único argumento sério. Nada que não seja um rol de insinuações misóginas, de utilização desavergonhada de crianças e de imagens de fetos, de desinformação sobre todo e qualquer dado estatístico, de desacreditação da pergunta que é colocada em referendo, de utilização de um léxico sentimental e/ou falso como «criança» em vez de «embrião»/«feto», ou «liberalização» em vez de «despenalização».

Mas, para além da ICAR, ainda não tinha assistido nesta campanha à utilização/manipulação da opinião expressa por gente há muito desaparecida. Não será Jesus Cristo, por exemplo, o morto cujas palavras e actos mais foram manipulados ao longo da história moderna da humanidade?

Gonçalo Reis, administrador da RTP (será coincidência?), assinou este sábado um artigo de opinião no Público (indisponível on-line) em que se socorria da opinião de Pier Paolo Pasolini (assassinado nos anos 70, muito possivelmente pelas suas opiniões), e, pelos vistos, acérrimo defensor da vida intra-uterina.

Será lícito trazer para a contemporaneidade, as opiniões de um multidisciplinar artista italiano cuja opinião ficou enclausurada num mundo, por exemplo, onde ainda existia o muro de Berlim e onde se sentia um clima de abertura no Vaticano, silenciado posteriormente por João Paulo II e Bento XVI? Vivesse hoje e teria a mesma opinião de há 30 anos, sobretudo se tivesse sobrevivido a um atentado cujo principal objectivo era silenciar a sua opinião?

Enfim... Testemunho estéril trazido para o debate para dar a impressão de que ser vanguardista e de esquerda, como Pasolini, também é ser «pró-prisão». Morto pode-se ser tudo, de facto.