sexta-feira, fevereiro 10, 2006

O «Ocidente» no seu esplendor

Vladimir Kuzov é um deputado do partido ultra-nacionalista búlgaro Ataka. É acusado de um crime de abuso sexual a um menor de 14 anos. Acontece que as leis daquele país impedem que deputados possam ser julgados por crimes cuja moldura penal seja inferior a cinco anos.

Claro, quando se fala em pedofilia vem logo à baila (e eu que pensava que era um exclusivo ibérico) a homossexualidade. O líder do partido búlgaro, Volen Siderov, apressou-se a afastar Kuzov, procedendo ao outing de outros três deputados da Assembleia. Siderov já se tinha referido à homossexualidade como um «estado anormal» e promete apresentar um projecto-lei que condene à morte um pedófilo e criminalize a homossexualidade (a pena de morte tinha sido abolida com a queda do regime comunista, há 15 anos).

A Bulgária será brevemente um novo membro da União Europeia, e pergunto-me se a resolução do parlamento europeu sobre homofobia consta das exigências para a sua entrada no «clube dos civilizados». O meu pessimismo é total.

[via dos manzanas e ABC]

P. S. Post remendado (15/02/2006). Foi retirado «que ganhou as últimas eleições legislativas, em junho de 2005». Fui induzido em erro no post do dos manzanas, onde vi esta notícia. De facto, como me alertou um anónimo nos comentários, o Ataka não ganhou as eleições de 2005. No entanto, continua a fazer sentido o resto do post.